© Copyright Cláudia Félix Rodrigues

18/07/05

RITUAL DE PAZ

Sempre detestei incenso.
Atacava-me a sinusite, lembrava-me a entrada do Metro do Areeiro onde estavam todas as manhãs uns Indianos a queimar aquela porcaria com um cheiro para lá de intenso.

De há uns meses para cá,
aprendi a descobrir os cheiros que gosto e que têm efeitos positivos em mim e na minha casa.
E todos os dias queimo um pauzinho, pelo menos, de incenso cá em casa.

Sobre o incenso retirei este texto do Todos os Sentidos.

"Flores, ervas, frutas, madeiras e raízes se misturam para provocar os mais exóticos perfumes.

Gestos tranqüilos, coração calmo, mente vazia.
Acender um incenso é um convite ao relaxamento, uma pausa bem-vinda à agitação da vida. Além de perfumar, exóticas misturas ajudam a purificar e harmonizar ambientes.

Bons incensos, de fórmulas e ingredientes elaborados, são capazes de alterar a energia de um ambiente. De acordo com a tradição indiana, eles atuam no éter, o mais sutil dos elementos. Uma boa maneira de saber se um incenso tem qualidade é observar se a energia do ambiente modifica após o acendimento.

Na Índia, o ritual dos incensos obedece a duas etapas. Em primeiro lugar são acesos incensos ou resinas de purificação, como cânfora e olíbano. Só depois são escolhidos exemplares específicos para cada caso: atrair prosperidade, ativar o amor ou promover a saúde."


Porque os meus blogs são também Cantinhos de Magia, a partir de hoje terão sempre um incenso. O aroma será o que tu quiseres. Basta fechares os olhos e sentires.


9 comentários:

JMTeles da Silva disse...

Sou extremamente sensível aos cheiros. Aqui estou, se bem que anósmicamente, a snifar contigo o que quer que seja. Acredito nas tuas escolhas.:)

Estrela do mar disse...

...que coincidência...também tenho sinusite e não gosto muito do cheiro do incenso...mas sabes que talvez tenhas razão...se forem bons incensos, de fórmulas e ingredientes elaborados, como referes, são capazes de alterar a energia de um ambiente sim...eu tenho que arranjar mais tempo para vir aqui...há aqui muita coisa que gostava de ler...e sobre o REIKI também...

Fica bem e muita energia positiva.

Bjos.

TMara disse...

cheira bem. Tenho smp velas e incenso / dia. Bj de luz

Reporter disse...

Aromoterapia, certo?
O que coloca em cena alguns "cheiros", não necessariamente todos.
Bj.

Menina_marota disse...

Adoro o cheiro a canela e baunilha...e, de flores e rosas bravas...
Bem... isto deve ser o efeito da manhã e o cheito a eucalipto e pinhal que me entra porta dentro...
Gostei muito de te ter conhecido! Apesar de nem termos quase falado!
Deixo-te um abraço e um sorriso :)

sombr|A|rredia disse...

:*)

:*)

:*)

ADORO


Bjinho p ti

Bulbucus Íbis disse...

Todos os dias acendo um.

Tão só, um pai disse...

Também tenho sinusite, mas o cheiro do insenso, por pequenos periodos, sabe-me bem, é exótico.

Já uma exposição mais prolongada, torna o cheiro enjoativo.

trintapermanente disse...

na minha casa não faltam incensos, velas, musica e verde. necessito destes 4 elementos para a minha harmonia e equilibrio

Enviar um comentário