© Copyright Cláudia Félix Rodrigues

28/10/05

CONDICIONAMENTO

Carta "Condicionamento"
Tarot Zen de Osho

"A menos que você abandone a sua personalidade, você não será capaz de encontrar a sua individualidade. A individualidade é dada pela existência; a personalidade é imposta pela sociedade. Personalidade é conveniência social.

A sociedade não pode tolerar a individualidade porque a individualidade não acompanhará o rebanho, como uma ovelha. A individualidade tem a natureza do leão: o leão move-se sozinho.
As ovelhas estão sempre em rebanho, na esperança de que estar em grupo será aconchegante. Em meio à multidão, o indivíduo sente-se mais protegido, seguro. Se alguém atacar, na multidão há todas as possibilidades de você se salvar. Mas, e estando só? -- apenas os leões andam sós.

Cada um de vocês nasceu leão, mas a sociedade está sempre condicionando, programando a mente de vocês como ovelhas. Ela lhes imprime uma personalidade, uma personalidade agradável, simpática, muito conveniente, muito obediente.
A sociedade quer escravos, não pessoas que sejam absolutamente dedicadas à liberdade. A sociedade quer escravos porque os interesses estabelecidos querem obediência."

Osho One Seed Makes the Whole Earth Green Chapter 4

26/10/05

PROCURA

A maior parte do tempo procuramos longe aquilo que está em frente do nosso nariz. E descobrimos isso apenas quando levamos um valente encontrão... muitas vezes tarde demais. Ou não...

Hoje estou a lembrar-me imenso do livro "O Alquimista" do Paulo Coelho.

16/10/05

OS ARTISTAS E O DIVINO - 2ª parte

Partilho um texto de autoria atribuida a um Avatar conhecido: William Shakespeare.

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.

E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de uma criança e não com a tristeza de um adulto.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.

E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.

E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam.
Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa.
Por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus actos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.

E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

"Nossas dádivas são traidoras,
E nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar,
Se não fosse o medo de tentar. "


OS ARTISTAS E O DIVINO - 1ª parte

Em conversa com um Amigo céptico (e músico) tentei explicar que os artistas estão muito próximos do Divino, são muito mais espirituais do que se pode pensar.
A verdade é que não me expliquei bem (talvez fosse da maresia...), por isso aqui fica o complemento.

"...os artistas são avatares, são almas que vêm ao mundo, através da sua mensagem, fazer a humanidade avançar. Os artistas não têm medo da vida. Assim, conseguem subir mais alto e trazer mensagens inspiradíssimas através da sua arte.
O próprio público, quando vê ou ouve uma obra de arte, uma verdadeira obra de arte, eleva-se e também assim vai subindo a sua frequência espiritual e energética."

Retirado do Livro "A Era da Liberdade" da Alexandra Solnado.


AVATAR - DEFINIÇÃO
-Encarnação divina na Terra, em maior ou menor grau. Espírito encarnado em plena consciência de estar UNO com a divindade, a ponto de poder se oferecer como vórtice energético para que seus devotos cheguem ao mesmo, e/ou ser expressão e caminho de Sua verdade. Potencialmente, todos poderíamos ser avatares, pois todos somos divinos. Entretanto, poucos possuem consciência e domínio desta missão e ligação. Ex: Krishna, Jesus Cristo, Bábaji, Buda, Rama, RamaKrishna.
in www.iadh.com.br/glossario.htm

Quantas vezes já te emocionaste, te sentiste a planar com uma música?

13/10/05

CINCO SENTIDOS

Image Hosted by ImageShack.us

Nós temos cinco sentidos:
são dois pares e meio de asas.

- Como quereis o equilíbrio?

David Mourão-Ferreira

Não resisti e copiei da Barca de Lyra.

12/10/05

PERSPECTIVAS

Por vezes, quando tudo corre bem há algo que acontece que nos dá a sensação q a nossa vida está a andar para trás.
É aí que devemos esperar e observar os sinais.

1- Talvez a Vida nos esteja a dizer que aquele não é o nosso Caminho.
2- Talvez a Vida esteja só a ir atrás para ganhar balanço e dar um salto em frente.

Esta é a conclusão de alguns dias menos bons.
Apesar da tristeza, nunca deixei de acreditar que algo me estava a ser mostrado e que iria contribuir para a minha evolução.
Confiei e aceitei o que estava a acontecer.
De repente, como que por magia tudo faz sentido.

09/10/05

A PARÁBOLA DO FAZENDEIRO E DO TRIGO

Miséria significa que as coisas não estão de acordo com seus desejos. E as coisas nunca estão de acordo com seus desejos, não podem estar. As coisas apenas vão seguindo sua natureza.
Lao Tsu chama essa natureza de Tao. O Buda chama essa natureza de Dhamma. Mahavir definiu a religião como "a natureza das coisas". Nada pode ser perfeito. O fogo é quente e a água é fresca. Um homem sábio é aquele que relaxa em ação em relação à natureza das coisas, aquele que segue a natureza das coisas.
E quando você segue a natureza das coisas, não há sombras a seu redor. Não há infelicidade. Mesmo a tristeza é luminosa nesse caso, mesmo a tristeza é bela.
Não digo que não haverá tristeza: ela virá, mas não será sua inimiga. Você será capaz de ver sua graça e será capaz de ver por que está lá e por que é necessária.


Me contaram uma antiga parábola - deve ser bem antiga, porque Deus vivia na terra nessa época.

Um dia um homem foi até ele, um velho fazendeiro, e disse: "Olhe, você pode ser Deus e pode ter criado o mundo, mas devo lhe dizer uma coisa: você não é um fazendeiro. Você nem sabe o básico sobre fazendas. Deus disse: "Qual o seu conselho?" O fazendeiro respondeu: Me dê um ano, me deixe fazer as coisas do meu jeito e você verá o que vai acontecer. Não haverá mais pobreza!"

Deus estava disposto a tentar e deu um ano para o fazendeiro. Naturalmente, este pediu apenas o melhor, só pensou no melhor: sem trovões, sem fortes ventanias, sem perigos para as plantações. Tudo era muito confortável, acolhedor, e ele estava muito feliz. O trigo estava crescendo muito! Quando ele queria sol, havia sol. Quando ele queria chuva, havia chuva, e tanta chuva quanto ele achasse necessário. Nesse ano tudo esteve correto, matematicamente correto.

Mas, quando foi feita a colheita, não havia grãos de trigo dentro. O fazendeiro ficou surpreso e perguntou a Deus o que havia acontecido, o que havia saído errado.
Deus disse: "Como não houve dificuldades nem conflitos, nenhum atrito, como você evitou tudo aquilo que podia ser ruim, o trigo se tornou impotente. É necessário que haja alguma dificuldade. As tempestades, os trovões, os raios, todos eles são necessários. Eles fazem com que a alma do trigo se mobilize."

Se você está apenas feliz, feliz e feliz, a felicidade irá perder todo o seu sentido. Será como alguém que escreve com giz branco sobre uma parede branca. Ninguém será capaz de ler o que foi escrito. É preciso escrever em um quadro-negro para que as coisas se tornem claras. A noite é tão necessária quanto o dia. E os dias de tristeza são tão essenciais quanto os de alegria. Chamo isso de compreensão.

Uma vez que você tenha entendido isso, pode relaxar: nesse relaxamento estará a entrega. Você dirá: "Seja feita a vossa vontade." Você dirá: "Faça o que achar mais correto. Se hoje forem necessárias nuvens, que venham nuvens. Não me ouça, minha compreensão é limitada. O que sei sobre a vida e seus segredos? Não me ouça! Continue agindo de acordo com a sua vontade."

Então, lentamente, quanto mais você perceber o ritmo da vida, o ritmo da dualidade, o ritmo da polaridade, mais irá parar de pedir, de escolher.
Esse é o segredo. Viva com este segredo e veja a beleza. Viva com este segredo e subitamente você será surpreendido: como é grande a bênção da vida! Quanto é despejado sobre você a cada momento!

in Tarot da Transformação de Osho

07/10/05

A flor-de-lótus (Nelumbo nucifera), também conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia, é uma planta da família das ninfáceas (mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia, principalmente).


Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é freqüentemente associada a Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.

Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.
A lenda budista nos relata que quando Siddhartha, que mais tarde se tornaria o Buda, tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram. Assim, cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual. Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) está simbolizada pelas flores de lótus completamente abertas, cujos centros e pétalas suportam imagens, atributos ou mantras de vários Budas e Boddhisattvas, de acordo com sua posição relativa e relação mútua.
Do mesmo modo, os centros da consciência no corpo humano (chacras) estão representados como flores de lótus, cujas cores correspondem ao seu caráter individual, enquanto o número de suas pétalas corresponde às suas funções.
O significado original deste simbolismo pode ser visto pela semelhança seguinte: Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência Iluminada (bidhicitta), a incomparável jóia (mani) na flor de lótus (padma). Assim, o arahant (santo) cresce além deste mundo e o ultrapassa. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. Ele é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada, do formado e do sem forma, do Samsara e do Nirvana.
Se o impulso para a luz não estivesse adormecido na semente profundamente escondida na escuridão da terra, o lótus não poderia se voltar em direção à luz. Se o impulso para uma maior consciência e conhecimento não estivesse adormecido mesmo no estado da mais profunda ignorância, nem mesmo num estado de completa inconsciência um Iluminado nunca poderia se erguer da escuridão do Samsara.
A semente da Iluminação está sempre presente no mundo, e do mesmo modo como os Budas surgiram nos ciclos passados do mundo, também os Iluminados surgem no presente ciclo e poderão surgir em futuros ciclos, enquanto houver condições adequadas para vida orgânica e consciente.

The lotus flower or 'Lien Hua' in Chinese, is regarded as a spiritual flower, with elegant beauty, a mystery that inspires a person taking root in muddy, murky water, the darkest of places, where he or she rises above to bloom beautiful, powerful on the surface.

The lotus inspires the person, that whenever faced with trouble, no matter how dark the waters may get, he or she will rise above and let the beautiful flower in them bloom as long as they have a pure and sincere heart.

A lotus flower remains closed in the murky waters and opens only at the top. This is the symbolic level of the Higher Spirit. Think of it as if like a gentleperson, who keeps themselves clean in a dirty environment. The symbology of the lotus has meaning exists beyond what can be described in words. The lotus flower stands for beauty and perfection in this transient ephemeral existence.

Chinese love lotus flowers. The lotus, in China, can be used as the seat of the Buddha, the flower dedicated to the Buddha, the subject of a painting, the subject of a poem, or the representation of purity. When the time and place are different, the lotus has different meaning.

To the people of India the lotus flower signifies purity and peace, a representation of the Manifestation of God. Rising pure and unsullied above stagnant, muddy waters, the Indians have seen this flower as worthy of emulation, teaching them to be detached from material preoccupations. It is because this flower is so revered in Indian mythology and cultures that its translation into the design of a temple has caught the attention of the people at large.

PARABÉNS A MIM :-)


O dia do nosso nascimento mais do que um dia de festa deveria ser sempre um dia de reflexão.
O que fiz da minha vida? Fiz o que realmente queria fazer? Estou a disfrutar do Caminho ou só penso no objectivo final?
O que quero fazer? É o MEU Caminho que vou seguir?

Hoje será o dia da minha reflexão. O saldo é positivo. Muito positivo.
Este foi um ano de mudanças importantes. Esta minha vida está a ensinar-me muito para a minha Existência.

Agradeço aos meus Pais a linda vida que me deram e por me apoiarem com o vosso Amor. Agradeço aos meus Irmãos por nos termos escolhido como companheiros. Temos percursos diferentes, mas todos nós estamos a Caminho da Luz.
Agradeço a todos os Seres que comigo se cruzam ou cruzaram, mesmo que por breves momentos. São muito importantes para o meu Despertar.

Agora, finalmente, disfruto do Caminho.

"Partimos quando completamos a nossa função específica. Vimos para aprender a amar a nós próprios e a partilhar esse amor com todos os que nos rodeiam. Vimos para abrir os nossos corações a um nível mais profundo. A nossa capacidade de amar é a única coisa que transportamos connosco quando partimos. Se partíssemos hoje, quanto levaríamos connosco?" - Louise L. Hay

02/10/05

ALEGRIA

Desde ontem que tenho o Mestrado de Reiki.
Ter o Mestrado não é Ser Mestre. É somente o abrir a porta.
Para mim, Ser Mestre é o resultado de um trabalho interior, de evolução interior.

Essa evolução sempre existiu, mas, em especial, nos últimos 10 meses. Tudo farei para que continue.
As lágrimas têm iluminado os meus olhos desde que recebi o Diploma das mãos da minha Mestra e Amiga Ana. Há dentro de mim transformações importantes.

Abri agora mesmo um livro da Louise L. Hay numa página "ao acaso". Esta é a mensagem que o Universo me dá desde ontem. Mereço o melhor.

"Aprendemos o nosso sistema de crenças ainda muito crianças.
A partir daí vamos criando experiências pela vida fora em conformidade com as nossas crenças.

Muitos de nós acreditam que merecem viver numa atmosfera do "não suficientemente bom". Comece a fazer afirmações de que é verdadeiramente merecedor, e de que está disposto a ultrapassar as limitações dos seus pais e da sua primeira infância.

Olhe para o espelho e diga para si: "Eu mereço todo o bem. Mereço toda a prosperidade. Eu mereço a alegria. Mereço o amor."
Abra os braços e diga: "Estou aberto e receptivo. Sou maravilhoso. Mereço todo o bem. Eu aceito."


Estou profundamente grata a todos os Seres que fazem parte deste meu Caminho.
Vou fazer algo de bom com esta Dádiva.