Lembro-me de que, quando estudava, em todos os meses de Outubro tinha que tomar suplementos alimentares porque me sentia muito cansada, pouco produtiva e desenergizada. Na altura, diziam-me que era normal naquela altura do ano, mas nunca entendi bem porque acontecia.
Ao escrever sobre xamanismo e sobre o crescente interesse nesta prática espiritual ancestral devido à necessidade das pessoas se voltarem a sintonizar com a Natureza, tive uma revelação sobre o que me acontecia.
Nós já não sentimos os ciclos da Natureza, nem respeitamos as necessidades do nosso corpo consoante o seu ritmo interno.
Nesta altura do ano a Natureza recolhe-se, morre para depois renascer na Primavera. Os dias são mais curtos, as primeiras chuvas lavam a terra e as ruas. O Outono é uma época de recolhimento, de abrandar o ritmo para pouparmos energia para o Inverno. Quando chega a Primavera é o tempo de sair, de nos movimentarmos, passear e expandirmo-nos. Foi assim durante milhões de anos.
Nas sociedades modernas, invertemos os ciclos. Vivemos literalmente contra o ciclo da vida. Fazemos férias no Verão e recomeçamos a trabalhar ou estudar exactamente no Outono.
Hoje identifico que o que me acontecia quando estudava é... [clique aqui para continuar a ler]
Sem comentários:
Enviar um comentário